quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Há graça no sofrimento?


Antonino Pinho Ribeiro (Pr Nino)
Imprensa da Fé - 122 páginas

"Sentir dó é ser passivo, mas quando temos compaixão tomamos uma atitude." (página 103)

Depois de ouvir o pastor Nino falar dos seus 20 anos dedicados à capelania hospitalar, percebi o quanto não fazemos nada pelo próximo que sofre.

Quanta gente está sofrendo em hospitais, com dores físicas e emocionais, abandonadas pela família, passando necessidades?

A boa notícia é que Deus capacita pessoas como o pastor Nino, que está a frente deste trabalho tão lindo, para trazer alívio ao que sofre e ao chora no Hospital São Paulo, Hospital do Rim e Hipertensão, GRAAC e Instituto Dante Pazzanese.

Neste livro, Nino conta algumas experiências e desafios diários, explica o que a capelania hospitalar pode fazer pelo doente e pela família e qual a atitude correta ao abordá-los.

Além disso, separa dois capítulos para dar voz a duas pessoas que passaram pelo hospital São Paulo: Shirlei, sua esposa, que é portadora de Lupus e Denise, mãe de Daniel (uma criança que nasceu prematura com hidrocefalia).

"...não me preocupo em decifrar os desígnios de Deus, aprendi que as dificuldades são para serem vencidas, passo a passo." [Denise]

"O Senhor não escreve certo por linhas tortas. Ele escreve nossa história da melhor forma, mesmo que no momento pareça que está tudo torto..." [Shirlei]

Eu, que já passei por uns bons dias em hospitais, sei que a vida com dor não é fácil. E quando se está fora de casa, sob os cuidados de terceiros, dependendo de medicação forte, fazendo exames a toda hora, e sendo furado até virar peneira, posso afirmar que só pela misericórdia de Deus é que temos forças para prosseguir.

O que o pastor nos mostra é que apesar da dor, do sofrimento, há também paz, livramentos, vitórias, aprendizados.

A graça de Deus está presente, de forma constante e sublime.

Que possamos ser gratos pela saúde que temos e que possamos, acima de tudo, ser alívio para aqueles sofrem.


Boa leitura!


"Tente excluir a possibilidade do sofrimento que a ordem da natureza e a existência do livre-arbítrio envolvem, e descobrirá que exclui a própria vida." C.S.Lewis

7 comentários:

  1. Olá Paulinha!
    Eu trabalho no Hospital São Paulo e sempre tive curiosidade de ver o trabalho do pastor na capelania. Agora, tomei uma decisão. Irei visitá-los assim que eu voltar das minhas férias. Sinto que o Senhor nosso Deus tem um propósito para minha vida neste hospital. Quem sabe não darei minha contribuição para este trabalho da capelania?
    Obrigada pelas informações.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Janete, fico feliz por sua decisão!
    Que Deus abençoe seu trabalho, sua vida e sua vontade em servi-lO sempre :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Janete. Ontem, estive em uma reunião no Hosp. Mun. Campo Limpo, Zona Sul, e acertamos a instalação de uma Capelania lá. Com essa, será a nona Capelania que temos que supervisionar e trabalhar. Agradeço sua imensa contribuição. abs.

      Excluir
  3. Oi Paulinha, estava pesquisando um negócio aqui na internet, vi a capa do livro. Cliquei e caiu no seu blog. Muito boa sua resenha! Fiquei muito feliz! Nem sabia! Adorei. Que Deus te abençoe!! Shirlei (esposa do Pr. Nino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirlei,
      que bom ter notícias suas!
      Espero que esteja bem de saúde :)
      Um grande abraço ao pr Nino e a todos vocês!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir