terça-feira, 20 de maio de 2014

A garota que você deixou para trás

Jojo Moyes
Intrínseca - 379 páginas

"Passaram-se anos até ela conseguir ver a felicidade dos outros sem lamentar a perda da sua." (página 142) 

Jojo Moyes tem o dom de escrever tramas paralelas de uma forma que te prende do início ao fim.

A história começa em St Péronne (França) na época da
Guerra Mundial: Sophie Lefrève vive com a irmã Hélène e os sobrinhos pequenos em um pequeno hotel da família e se vê obrigada a cozinhar para os soldados alemães. 
Assim que entra no hotel pela primeira vez, o comandante alemão Friedrich Hencken se encanta com o quadro "A garota que você deixou para trás", uma pintura de Sophie feita por seu marido artista Édouard, que agora se encontra em um campo de prisioneiros.
O comandante, amante das artes, se mostra afável com Sophie e, num momento de desespero, ela faz uma proposta a ele, sem medir as consequências de sua decisão.

Quase cem anos depois, o quadro é comprado por David Halston para sua esposa Liv e fica exposto na bela casa de vidro do casal em Londres. Certo dia, porém, os descendentes da família Lèfreve se dão conta do extravio do quadro e entram na justiça para reavê-lo, alegando que a obra fora roubada pelos alemães na época da guerra. 
Liv, agora viúva, não aceita entregar o quadro, que tem um valor sentimental inestimável, e luta por ele. Para isso, ela investe todos os seus recursos e sua vida.

Você vai viajar no tempo e na história dessas duas mulheres, torcendo por suas conquistas, chorando com suas dores. 

É um livro que te envolve pela sensibilidade e pela excelente trama.

Vale a pena a leitura!

p.s. virei fã de Jojo quando li A última carta de amor (2012). No ano seguinte, me encantei por Como eu era antes de você.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário