segunda-feira, 26 de maio de 2014

Divergente

Veronica Roth
Rocco - 502 páginas

"...o objetivo não é perder o medo. Isso seria impossível. Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo." (página 251)

A trama se passa numa Chicago futurista, onde a sociedade foi dividida em 5 facções: Abnegação, Franqueza, Erudição, Amizade e Audácia.

As famílias se formam nessas facções e os filhos, ao completarem 16 anos, devem passar por um teste de aptidão e escolher uma das facções.

Os pais torcem para que seus filhos escolham permanecer na facção original, mas não é isso que acontece na família Prior, da Abnegação: Beatrice e Caleb são irmãos, com poucos meses de diferença, e fazem as suas escolhas. Ela escolhe a Audácia; ele, a Erudição.

A partir daí, eles serão ensinados e treinados conforme as premissas da facção escolhida. Beatrice muda seu nome para Tris e, desde o primeiro momento, é desafiada a tomar atitudes ousadas e arriscadas, como correr para pegar um trem em movimento ou se jogar de cima de um prédio para cair numa rede invisível a muitos metros abaixo.

O treinamento é duro e ela vê sua vida ficar um "triz" várias vezes, simplesmente porque está lutando para se manter nas primeiras colocações, já que os últimos colocados são dispensados e se tornam "sem-facção" ( e sem direitos).

O livro é eletrizante e te prende, mas tem um "porém": é mal escrito e tem erros de tradução (sim, você vai ler coisas do tipo "O trem deve estar passando a qualquer momento"). As descrições dos prédios e dos complexos das facções não são claros mas, com boa vontade, dá pra seguir em frente.

Não assisti ao filme, mas quem viu disse que se mostrou bem fiel ao livro e, melhor, deixou claro esses "buracos" das descrições.



Se quiser arriscar, se prepare para a adrenalina!


Nenhum comentário:

Postar um comentário