quarta-feira, 2 de março de 2016

Superar é Viver

Pedro Pimenta
Editora Leya - 270 páginas

"Doutor", interrompi. "Eu vou perder os membros?"
Ele hesitou, mas sabia que era o momento de dizer a verdade.
"Sim", respondeu com relutância.
"Quais?", continuei.
"Todos os quatro." (página 50)

Pedro tinha 18 anos quando travou esse diálogo com seu médico em um leito de hospital, depois de ter sobrevivido a uma infecção severa chamada meningococemia, causada pela bactéria que origina a meningite. Porém, como esta bactéria caiu na corrente sanguínea, fez um estrago em seus membros, que gangrenaram rapidamente. A única opção para mantê-lo vivo foi a amputação dos dois braços e das duas pernas.

O que poderia ser uma sentença de morte, se transformou numa luta pela sobrevivência, num primeiro momento, e pela melhoria da qualidade de vida rumo à independência, assim que ele teve alta do hospital e se viu no mundo real.

"...na vida real não há espaço para ensaios." (pág. 166)

O caminho foi duro, doloroso, cheio de lágrimas e de muito esforço, fé e coragem, mas Pedro conseguiu superar cada obstáculo, aos pouquinhos.

Li muita coisa que me fez voltar no tempo, quando em 1988 parei de andar e tive de colocar um par de próteses no quadril. Pensei que nunca mais eu fosse andar, tamanha era a dor (no caso, antes da cirurgia) e a dificuldade de me adaptar às próteses logo que comecei a tentar dar os primeiros passos. Muitas muletas e bengalas depois, hoje ando sem ajuda, mas só quem me acompanhou sabe quantas lágrimas derramei nesse processo de recuperação, e quantas vitórias celebrei em cada conquista.

A história de vida do Pedro serve de inspiração para cada um que está a um passo de desistir, de jogar a toalha e dizer: "Chega, não sou capaz!".

Se o mundo não está preparado para você, você deve se preparar para o mundo, com sua criatividade, ousadia, fé, entusiasmo e paciência.

"A felicidade não deve estar relacionada a uma condição física. Quem constrói a felicidade é você, do jeito que você é." (pág. 11)

Não escolhemos os problemas pelas quais vamos passar, mas podemos passar por eles com um sentimento de autocomiseração ou com fé em Deus e em nossas potencialidades. A escolha dará frutos bem diferentes.

Boa leitura!

Obs: Ganhei esse livro da minha avó de 90 anos. Não é uma fofa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário