quinta-feira, 4 de maio de 2017

Baía da Esperança

Jojo Moyes
Ed Intrínseca - 304 páginas

"Quando Liza não estava no mar com a tripulação, passava o tempo todo na cozinha. Não gostava de conversa fiada(...) Preferia ter uma porta fechada entre ela e o inesperado." (página 29)

Liza mora com a tia (Kathleen) e a filha de 11 anos (Hannah) em Silver Bay, uma cidadezinha litorânea da Austrália, e esconde um passado perturbador, que só a tia conhece. Elas administram um hotel simples (Baía da Esperança) e Liza ainda leva os turistas para alto mar em seu barco para observar baleias e golfinhos. Levam uma vida pacata, da forma que Liza deseja.
Um dia, Mike Dormer se hospeda no hotel com o objetivo de obter uma licença local para construir um resort de luxo, o qual trará sérios problemas ambientais. Como ele passa várias semanas ali, acaba conhecendo a vida de cada um que é próximo à família de Liza, incluindo seus amigos tripulantes de outras embarcações, os quais se reúnem para confraternizar no hotel todas as noites, após o expediente.
E agora, como ele vai seguir adiante com algo que pode destruir aquelas pessoas - e aquele lugar como um todo - que ele aprendeu a amar? 


A história é contada sob o ponto de vista de cada personagem e, apesar trazer uma trama bem amarrada, demora pra engrenar. Por ter detalhes da vida na cidade e da vida das baleias, algumas vezes parece que se está lendo algum livro de biologia marinha. As descrições cansam. É só do meio para o fim que a história anda e ficamos na torcida para um final feliz.

Não é um livro sensível e delicado como os outros dela que viriam anos depois e seriam sucesso, como A última carta de amorComo eu era antes de vocêA garota que você deixou para trás. Mas, de qualquer forma, vale pena a leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário