terça-feira, 16 de maio de 2017

Depois de Auschwitz

Eva Schloss
Universo dos livros - 304 páginas

"Somente quando se está encarcerado ou incapaz de tomar suas próprias atitudes, você percebe que um dia inteiro é um período extenso que pode se estender por uma eternidade." (página 83)

Eva nasceu em 1929 na Áustria e tinha uma vida feliz com seus pais (Erich e Fritzi) e irmão mais velho, Heinz, até que estourou a Segunda Guerra Mundial. 

A família fugiu para a Holanda, se separou e ficou escondida até que um dia foi pega, graças à delação de "amigos".

"Fui capturada pelos nazistas no meu aniversário de quinze anos. Era 11 de maio de 1944..." (pág. 88)

A partir daí, começou o inferno na vida dessa jovem: a família foi parar em Auschwitz-Birkenau e sofreu todo tipo de abuso físico, psicológico e moral.

"Eu era agora a prisioneira A/5272 - parte de um processo cujo objetivo era acabar com meu orgulho e com minha identidade." (pág.108).

Uso de baldes sanitários, ratos e insetos na cama, fome, trabalho árduo, frio, humilhações. Imagine tudo isso elevado a enésima potência, já que ainda havia a presença constante de guardas e os castigos.

Ler um livro desses não é fácil: você se depara com o pior do ser humano e não entende nunca como foi possível tanta crueldade. Crianças, adolescentes, famílias inteiras foram dizimadas como vermes. Claro que havia lampejos de solidariedade nesse meio, mas a natureza das maldades era tão gritante, que deixa qualquer um perplexo ao tomar conhecimento.

Eva sobreviveu e, graças a coragem dela de rever suas feridas, conhecemos um poucos mais do Holocausto e dos horrores da guerra.

Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário